Comemoração – 1 ano de DBA

Como algumas pessoas ja sabem, hoje, 04/10/2011, completo um ano como DBA.
Foi um ano bem complicado, principalmente por conta da faculdade tambem, algumas materias que simplismente não dão escanço tomando muito tempo livre que teria para estudar o que realmente gosto, banco de dados.

Durante este ano, conquistei algumas coisas:
– Oracle OCA 11g
– MCTS SQL Server 2008 Administração
– MCITP SQL Server 2008 Administração
– MCTS SQL Server 2008 Developer
– MCITP SQL Server 2008 Developer
– MCC TechNet/MSDN
– Moderador SQL Server TechNet/MSDN

Trabalhei 98% do meu tempo com SQL Server
1% com Oracle
1% com PostGree SQL
No primeiro mes sofri bastante, e passei noites acordado para poder aprender e não me dar mal.
Estudei muito, me dediquei, e hoje meu conhecimento é pequeno se comparado ao total que ainda se pode aprender, mas infinitamente maior do que quando comecei.
Gosto da area e acho extremamente gratificante o cargo, é um cargo que vem atribuido muitas responsabilidades, porem junto com elas, o respeito dos outros com voce e seu trabalho.
Percebi tambem que muitas pessoas gostam de banco e querem ingressar na area, realmente não é a area mais facil de se entrar, mas com um pouco de perseverança, nada é impossivel.

Cometi tambem erros durante este ano, claro, mas o importante é que aprendi com eles e não os cometo mais.
Percebi que o conhecimento teorico na area é extremamente importante, principalmente se tratando de performance.

Criei este blog, que mantem uma media regular (Ao meu ver claro…) de acessos diarios, contem 36 posts, e o dia com maior acesso, 73.

Como pretenção para o proximo ano:
– Atualizar para OCP 11g
– MCTS SQL Server 2008 BI
– MCITP SQL Server 2008 BI
– Me dedicar mais ao blog

Agora, um pequeno resumo do que eu gostei muito de ter aprendido neste ano:
– A importancia real de um DBA nas empresas
– SQL Server + AD (Achei genial, sério…..)
– XML
– Tunnings gerais (Fisicos e logicos….)
– Planos de execução
– Niveis de isolamento (Coisa simples, mas eu acho muito legal….)

Pretenção de foco tecnico para o proximo ano:
– SQL Server Internals avançado
– Modelagem de ambientes e melhores praticas
– Analise de performance

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

Deixe um comentário

