SQL Server Basico 3 – Os serviços do SQL Server no ambiente Windows

Tendo em vista recentes duvidas em relação aos serviços do windows que são do SQL Server e sobre qual usuario utilizar, resolvi criar este post que explicara sobre cada serviço, e qual conta é de melhor utilização para se inicia-lo.
Os serviços do SQL Server padrão, apenas do DBEngine, ou seja, não estou considerando SSIS, SSAS ou SSRS estão listados e explicados abaixo:

SQL Server(AlgumTexto)
O que é: O Serviço principal do SQL Server, cujo qual é responsavel pelo DBEngine entre outros.
Caracteristica: O “AlgumTexto” é o nome da sua instancia caso a mesma seja nomeada, se não, estara: “MSSQLSERVER”
Importancia: Por mais que os outros serviços estejam startados, sem este ativo seu banco de dados não estara funcionando e disponivel, portanto é o serviço principal.

SQL Server Agent(AlgumTexto)
O que é: Serviço responsavel pelo agent do SQL Server, o agent é responsavel principalmente pela execução de trabalhos agendados e envio de alertas.
Caracteristica: Mais uma vez o “AlgumTexto” é o nome da sua instancia caso a mesma seja nomeada, se não, estara: “MSSQLSERVER”, vale lembrar tambem que instancia Express não possuem SQL Server Agent.
Importancia: Teoricamente sua instancia estara ativa porem nenhum trabalho automatico sera iniciado.

SQL Server Browser
O que é: Este serviço quando ativo, indice que sua instancia sera enxergada pela rede, ou seja, caso o usuario que for se conectar via SSMS, no campo de texto para se colocar o Servidor\Instancia clicar em , essa instancia ira aparecer.

Quanto a questão de qual usuario executar os serviços, saiba que no minimo é necessario um usuario que tenha poderes de execução de serviços, uma das perguntas em minha prova de certificação foi qual o melhor cenario para os 3 serviços, a resposta correta é:
Um Usuario local para cada serviço com a permissão minima de execução de serviços.
Porem, isso pode te gerar um pouco mais de trabalho, principalmente para questões administrativas automatizadas que utilizam uma instancia SQL Server e rede, portanto, em meus ambientes costumo deixar como um usuario Adm. de dominio para todos os serviços, e tomar mais cuidado com o permissionamento interno ao SQL Server.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: